Netscope

quinta-feira, 27 de março de 2014

Polenta com tomate, shitake, legumes, tempeh {Vegan, sem glúten}


Cores e sabores.



*Ingredientes* <6 pessoas><fácil mas um pouco trabalhoso>

Para a polenta
1 +1/2 chávena de sêmola de milho (de preferência biológico)
4+1/2 chávenas de água  
Pitada de sal
Fio de azeite
1 colher de sobremesa de curcuma
1 colher de sobremesa de pimenta preta
4~5 dentes de alho
1 folha de louro

Para o molho de tomate
7~8 tomates pequenos/médios
4 tâmaras 
1/4 de pimento vermelho
Pitada Pimenta preta
1colher de sobremesa de paperika

Para a cobertura (funciona com qualquer variedade de legumes)
100g de cogumelos shitake
1/4 de pimento vermelho
1 cebola
Couve pack choi
Couve portuguesa
Brócolos
1/2 courgete
125g de tempeh (ou tofú)
Pitada de sal
Pitada de pimenta
1 colher de sopa de vinagre bâlsamico 
1 colher de sopa de miso
 

Comecei por picar os alhos e deixar refogar em azeite com as especiarias para a polenta. Bimby 3seg/vel5 e depois 5min/varoma/vel1


• A sêmola de milho biológica.

Depois juntei o louro.


E a água já quente (aqueci num jarro eléctrico).



Depois juntei a sêmola de milho colher a colher, mexendo sempre, deixei cozer durante 30min, mexendo com regularidade. Bimby com a bimby a trabalhar na vel3 fui deitando pela tampa colher a colher e 30min/100*/vel3



Para cobertura entretanto, enquanto a polenta cozia, preparei os legumes e o tempeh.


• O tempeh.

• Os shitake.

 • A couve pack choi e as folhas de couve portuguesa.

Comecei por saltear em azeite a cebola laminada fininha, o pimento aos cubinhos, e a courgete em tirinhas finas.


Juntei os shitake e o temph.



Juntei o vinagre, o miso e os restantes temperos.

• O miso


No final juntei as cruciferas e 1/2 min depois retirei do lume.


Para o molho de tomate deixei cozinhar todos os ingredientes durante 15min. Bimby 5seg/vel5 e depois 15min/100*/vel1




No fim de cozinhado triturei. Bimby 1min/vel3/5/7 


Por fim deitei a polenta em formas a gosto e deixei arrecer um pouco.



Por cima deitei o molho de tomate.




E por último a cobertura.



Está pronto e delicioso.































6 comentários:

  1. Mais uma receita "a fazer" :-)
    Onde posso facilmente comprar a couve pack choi?
    Quanto ao miso... qual é o seu preferido... o de cevada?
    E qual a marca de Tempeh que utiliza?
    Descupe tanta pergunta, mas como estou a tentar introduzir mais pratos vegetarianos/vegans na minha alimentação (e a procurar convencer o meu marido) quero fazer da melhor forma!! Obrigada... :-)

    ResponderEliminar
  2. Manuela, sempre que eu conseguir respoder cá estarei.
    Então, se viver em Lisboa ou perto eu aconselho sempre uma visita a um supermercado biológico, tem a Miosotis (sem dúvida o meu preferido), tem a Brio e o Amor Bio, em qulaquer um destes encontra todos os ingredientes que utilizo nas minhas receitas incluindo a pack choi e o miso.
    Eu gosto de todos os misos por isso vou variando.
    Não me recordo da marca do temph mas desde que seja biológico será bom. Também consegue encontrar bastantes ingredientes, incluindo o tempeh no Celeiro.
    Grata.
    :-))

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Patricia... vou fazer esta receita no fds :-)
    Também queria tentar fazer barritas de cereais, mas infelizmente foi algo que a Patricia nunca publicou... Fica a sugestão ;-)
    Bom fds

    ResponderEliminar
  4. Pois é Manuela, ainda não consegui colocar todas as receitas no blog, e ainda me faltam tantas...
    Vou ver se consigo colocar as barritas um dia destes.
    :-))

    ResponderEliminar
  5. Experimentei tempeh bio uma vez e achei um pouco forte. A saber literalmente a podre. Agora tenho receio de voltar a comprar. Será que não estava bom ou o sabor era mesmo aquele? De qualquer forma vou fazer esta receita mas sem tempeh. Não me atrevo a voltar a comprar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempeh não é muito fácil de se gostar, é realmente forte de sabor e por isso quando uso faço-o em pedacinhos pequenos e pouca quantidade. Mas esse sabor que descreve também é demasiado por isso podia estar mesmo estragado... :-)

      Eliminar